segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Presidente do Fórum da Agenda 21 de Gov. Dix-sept Rosado/RN participa do Evento Programa de Educação Ambiental de Gov. Dix-sept Rosado/RN

     O Presidente do Fórum da Agenda 21 de Gov. Dix-sept Rosado/RN Sr. Jeoacaz Gomes Marques da Silveira (Kaká Silveira) participa do Evento Programa de Educação Ambiental de Gov. Dix-sept Rosado/RN neste dia 07 de abril de 2017 na Câmara Municipal.

Kaká Silveira ao lado dos parceiros da Brasilis

Momento em Kaká Silveira/Presidente do Fórum da Agenda 21 recebeu o diploma de participação do Programa de Educação Ambiental da cidade de Gov. Dix-sept Rosado, elaborado pela CHESF.

Momento da exposição do Projeto

Alguns dos participantes do evento

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

EVENTO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO APICULTURA FAMILIAR

     Foi realizada neste dia 27 de julho, no Centro São José, em Governador Dix-sept Rosado, a cerimônia de encerramento do Projeto de Fortalecimento Apicultura Familiar, uma parceria entre o Ceacru (Centro de Assessoria às Comunidades Rurais e Urbanas) de Governador Dix-sept Rosado e a Petrobras, com apoio da prefeitura, da Câmara Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores rurais.
     O projeto capacitou 40 famílias do assentamento de Areias para produzir mel, inclusive com doação de equipamentos necessários a este fim. Infelizmente o resultado não foi o esperado, isso por causa exclusiva da escassez de chuva na região.
  Durante sua explanação, o senhor Vinicius, representante da Petrobras, não garantiu a renovação da parceria, isso em razão dos problemas que a estatal enfrenta, mas garantiu que esforço neste sentido não faltará.
     O Presidente do Fórum da Agenda 21 e Secretário da Juventude Cultura e Desporto Sr. Jeoacaz Gomes Marques da Silveira em seu pronunciamento, pediu o apoio e empenho das entidades nas discussões do Fórum.
Fonte: Blog Tio Colorau "Adaptado"

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Secretário da Juventude, Cultura e Desporto da Prefeitura de Gov. Dix-sept Rosado/RN participa de palestra sobre o novo sistema do Serviço Militar que está sendo implantado em todo Brasil

Irmão Jesiel, Kaká Silveira e Fabrício

Momento da Palestra
    
     O Secretário da Juventude, Cultura e Desporto Sr. Jeoacaz Gomes Marques da Silvera (Kaká Silveira) acompanhado do Secretário da Junta do Serviço Militar de Gov. Dix-sept Rosado Sr. Jesiel participaram neste dia 26 de julho do corrente ano de uma palestra do Chefe da 24º Circunscrição de Serviço Militar Sr. Tenente Coronel de Cavalaria Fabrício Lima Marques, o mesmo falou sobre a nova sistemática do Serviço Militar que entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2017.
     O Tenente Coronel falou a importância deste novo sistema, "há uma necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas", ressaltou o Fabrício.
     Kaká Silveira destacou que com certeza a Prefeitura de Gov. Dix-sept Rosado dará todo o apoio necessário, pois entende que com essas mudanças, os jovens terão mais comodidade e agilidade no atendimento.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Hoje faz 65 anos da morte de Dix-sept Rosado em acidente aéreo

     Governador nascido em Mossoró tinha pouco mais de 40 anos; estava no Governo há poucos meses
     Hoje, 12 de julho de 2016, faz 65 anos anos da morte do então governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Estima-se que acidente aéreo que o vitimou ocorreu por volta de 9h de 12 de julho de 1951 (uma quinta-feira).

Dix-sept: tragédia (Foto: reprodução)
     Dix-sept era passageiro de um avião Douglas C-47, Skytrain, Prefixo PP-LPG, de origem norte-americana (ano de fabricação: 1944), da companhia Linhas Aéreas Paulistas (LAP). Viajava com destino ao Rio de Janeiro (Capital Federal) de forma oficial.
     O governador tinha como objetivo tratar de pauta relativa à estiagem no estado, como previamente adiantado com o Governo do presidente Getúlio Vargas.
     A aeronave saíra de Natal com 33 ocupantes, sendo 28 passageiros e cinco tripulantes. Já fizera escalas em Recife-PE e Maceió-AL. Passaria ainda por Salvador-BA, além do Rio de Janeiro, até o Aeroporto de Congonhas (SP), o seu destino final na rota.
Chuva e mortes
     Numa operação de aproximação para pouso no Aeroporto de Aracaúj-SE, acabou explodindo sem que ninguém escapasse do acidente. Destroços ficaram espalhados no Rio do Sal e cercanias, distante cerca de 3 quilômetros da pista em que deveria aterrissar.
     Uma versão narra o seguinte: Dix-Sept Rosado e sua comitiva haviam decolado do Aeroporto de Parnamirim às 4h15min da manhã, do dia 12 de julho de 1951. Após escalas em Recife e Maceió, o avião aproximou-se de Aracaju.

Avião Douglas C-47 igual ao do acidente (Foto: reprodução)
     Chovia fortemente na capital sergipana no momento do procedimento de pouso, executado pelo piloto Áureo Miranda. Devido as condições delicadas do tempo, ele optou por efetuar manobra guiada por instrumentos e NDB (equipamento que emite sinais de radiofrequência).
     Uma das asas da aeronave atingiu uma árvore e o fim trágico foi inevitável. Morreram 28 ocupantes, Não houve sobrevivente.
     O governante tinha pouco mais de 40 anos de vida quando faleceu.
Política
     Dix-Sept Rosado nasceu no dia 25 de março de 1911, em Mossoró. Vida política começou com sua eleição a prefeito (21 de março de 1948) de sua cidade, com quase 37 anos. Em seguida, eleição ao Governo do Estado.
     Dix-sept Rosado renunciou à Prefeitura para qual tinha sido eleito pela União Democrática Nacional (UDN), no dia 1º de julho de 1950. Seu vice Jorge de Albuquerque Pinto foi empossado.
     Ficou no cargo de governador entre 31 de janeiro de 1951 e 12 de julho de 1951. Foram apenas cinco meses e 12 (doze) dias no governo.
     Fora eleito governador em 3 de outubro de 1950 (seu vice era Sylvio Pedroza, ex-prefeito do Natal) por uma coligação denominada de “Aliança Democrática”, que reunia quatro partidos: Partido Republicano (PR), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Progressista (PSP) e Partido Social Democrático (PSD). Foi chapa de oposição ao governador José Varela da UDN, que investiu na postulação do primo Manoel Varela (UDN) à sua sucessão.

Jornal do Brasil destacou tragédia (Foto: reprodução)
Perdas
     No acidente do Rio do Sal, o governador tinha em sua comitiva, também vítimas do acidente aéreo, os auxiliares José Gonçalves de Medeiros, Diretor do Departamento de Imprensa; o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Diretor do Departamento de agricultura e José Borges de Oliveira, Diretor do Departamento de Assistência aos Municípios.
     Também faleceram outros passageiros radicados em Natal, que estavam no mesmo voo: Jacob Wolfson, Agenor Coelho, Sandoval de Oliveira e Pedro dos Santos.
     A Linhas Aéreas Paulistas com o acidente foi precipitada à falência.
     Já perdera cinco aeronaves, se contabilizando o avião sinistrado em Aracaju.
Fonte: Blog Carlos Santos

segunda-feira, 4 de julho de 2016

O IBGE realiza levantamento de dados em Gov. Dix-sept Rosado/RN

     O Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística - IBGE esteve hoje (04/07/2016) na cidade de Gov. Dix-sept Rosado através do Sr. Antonio Augusto de Souza (técnico), o objetivo da visita é de levar a campo o suplemento de esporte neste ano de 2016 na identificação e caracterizar as instalações esportivas pertencentes às esferas públicas municipal e estadual e para atingir tal objetivo, a MINIC e a ESTADIC irão mapear informações relativas a pessoal e ao planejamento das administrações direta e indireta voltadas para a política do esporte, além de levantar dados sobre ações, projetos, programas e eventos na área.
     O Secretário da Juventude Cultura e Desporto Sr. Jeoacaz Gomes Marques da Silveira (Kaká Silveira) recepcionou o Augusto e destacou a importância deste levantamento, pois através deste, além de um amplo e diversificado leque de informações sobre o esporte no Brasil, será possível gerar parâmetros estatísticos e técnicos para estudos de especialistas e os gestores da área, o que irá contribuir para a criação de uma série histórica sobre a situação do esporte em todos os municípios e Unidades da Federação brasileiros.



Prefeito Dr. Anax Vale participa da inauguração da Praça Francisco Leôncio de Menezes


     O Prefeito Dr. Anax Vale, participou nesta sexta feira (01/07/2016) da inauguração da Praça Francisco Leôncio de Menezes, obra realizada pela Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado através da Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo, ele foi construída com recursos próprios, a praça está situada no Conjunto Fausto Martins.











Fonte:Blog Oficial da Prefeitura

O Prefeito Dr. Anax Vale participa de ato inaugurau do CIGREA


     A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado em parceria com a Pactual Serviços Ambientais e a Associação de Catadores de Materiais  Recicláveis de Gov. Dix-sept Rosado, inaugurou na tarde do dia 30 de Junho "o Centro Integrado de Renda e Educação Ambiental-CIGREA", essa parceria surge no intuito de promover a consciência ambiental e na geração de renda através de formas  sustentáveis de reaproveitamento de resíduos. 
   








Fonte:Blog Oficial da Prefeitura